sábado, agosto 31, 2013

Paquete FUNCHAL em Gotemburgo

O FUNCHAL está atracado ao cais 107 do porto de Gotemburgo, que serve um dos dois terminais de cruzeiros locais, desde o dia 26 de Agosto último. Problemas técnicos acabaram por ditar que o cruzeiro aos Fiordes da Noruega com partida a 27 de Agosto não se tivesse concretizado. Fotografia tirada a 29 de Agosto por Lennart Rydberg.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

sexta-feira, agosto 30, 2013

A detenção do FUNCHAL em Gotemburgo e a imprensa

O FUNCHAL tem estado a ser referido numa notícia da SIC NOTÍCIAS que acabo de comentar no site da estação de Carnaxide nos termos seguintes:
Uma notícia mal feita e incorrecta, esta da SIC : obviamente não contactaram a empresa armadora, o que teria sido essencial.

Ontem o armador Rui Alegre emitiu o comunicado seguinte:

" MENSAGEM DR. RUI ALEGRE - ARMADOR PORTUSCALE CRUISES

Caros amigos e parceiros,
Depois de terminada a reconstrução, o Paquete Funchal está fantástico! Navegámos em segurança até Gotemburgo.
Entretanto, foi descoberto um problema elétrico de ligação entre a ponte e duas das quinze portas estanque, bem como uma das estações de incêndio. Informámos as entidades oficiais acerca destas duas situações e a partida do cruzeiro dos Fiordes foi suspensa até que estas questões fossem resolvidas. 
Todas as obras têm pequenos ajustes que precisam ser efetuados. Situações destas acontecem e foram de imediato tomadas todas as medidas para as resolver.
A Portuscale Cruises está a envidar todos os esforços para resolver estas anomalias, tendo todos os meios, técnicos e tripulação disponíveis a bordo, de modo a assegurar a mais rápida resolução destas e apresentar com orgulho o maravilhoso navio que é o Paquete Funchal.
Todos os passageiros e visitantes estão contentes de estar a bordo do renovado Funchal e têm-me dito que o navio nunca esteve melhor e mais confortável.
A Portuscale Cruises primará sempre pela verdade. Pelo que convidamos desde já todos os nossos parceiros a visitar o navio.

Rui Alegre
Chairman & CEO 

NOTA:
Solicitamos a todos que acreditem apenas e só em informações prestadas por fontes oficiais ou pela Portuscale Cruises.
Estão a ser veiculados muitos rumores e falsas declarações que são certamente baseados em informações erróneas."

A imprensa confunde com frequência questões técnicas ligadas a  navios devido a falta de conhecimentos técnicos e ou falta de seriedade e ética profissional. Depois há a tentação de alguma imprensa para especular e parece ter sido esta a via da SIC ao basear-se numa notícia do JORNAL DE NOTÍCIAS que por sua vez foi beber a "informação" a "posts" que correm na internet baseados em traduções deficientes do google a partir de notícias da Suécia.
O nascimento muito recente da nova empresa PORTUSCALE foi visto com ressentimento por parte de elementos ligados à companhia anterior que perderam os seus empregos e não resolveram ainda situações diversas, gerando animosidade, ao ponto de terem sido enviadas cartas anónimas e difamatórias aos principais jornais marítimos internacionais, imprensa sueca, etc...
Para já, a realidade é que há grandes divergências entre os rumores a circular e a declaração do armador...
Acrescento ainda que a notícia da SIC denota "trabalho de casa" mal feito noutro ponto: o navio FUNCHAL não saiu de Lisboa a 6 de Agosto nem ia agora fazer o terceiro dos cruzeiros inaugurais como se afirma na peça.
Isso era a programação inicial alterada posteriormente por razões técnicas uma vez que a reparação e modernização do navio provou ter de ser mais profunda e extensa do que inicialmente considerado. Assim, os dois primeiros cruzeiros haviam sido cancelados e o FUNCHAL só largou de Lisboa a 22 de Agosto pelas 07:13 horas da manhã, seguindo sem passageiros para Gotemburgo onde se encontra desde as 17:00 de 26 de Agosto. O cruzeiro aos Fiordes que devia ter tido inicio em Gotemburgo a 27 de Agosto seria o primeiro desta nova fase da vida do FUNCHAL e o primeiro da nova companhia portuguesa.

LUÍS MIGUEL CORREIA - Investigador em história marítima contemporânea, autor de 19 livros sobre os navios e o mar e editor do Blogue dos NAVIOS e do MAR http://lmcshipsandthesea.blogspot.com 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

sábado, agosto 24, 2013

Posição do FUNCHAL: 24-08-2013 (10:00)


Esta madrugada o FUNCHAL completou a travessia da Biscaia e entrou no Canal da Mancha, onde navega agora a cerca de 16 nós rodeado de navegação intensa, como é habitual nesta área, uma das com maior densidade de navegação no mundo. Hoje o navio vai manter-se a navegar no canal da Mancha, passando as ilhas do Canal e navegando ao longo da costa francesa rumo ao estreito de Dover. Continuação de boa navegação até à Suécia, FUNCHAL.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

sexta-feira, agosto 23, 2013

Posição do FUNCHAL: 2013-08-23 (09:45)


O FUNCHAL prossegue a sua viagem tão ansiada, rumo à Suécia para embarcar os primeiros passageiros desde Setembro de 2010. 
Esta madrugada, entre as 04:00 e as 06:00 horas, o navio transitou pelo separador de tráfego do Cabo Finisterra e esta manhã já navegava na Biscaia que está a ser atravessada rumo à costa da Bretanha, para depois entrar no Canal da Mancha e transitar pelo Mar do Norte. 
Boa viagem ao FUNCHAL, a todos a bordo, à tripulação, ao staff sueco dirigido por um velho Amigo do nosso paquete, o Sr. Jan Ygrell, antigo director de cruzeiros nos tempos da Fritydskryss e depois director da Classc International Cruises durante muitos anos, como colaborador de George Potamianos. Segue também nesta viagem posicional o novo armador, Dr. Rui Alegre, que vai fazer as honras da casa a bordo do FUNCHAL em Gotemburgo.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Posição do FUNCHAL: 2013-08-22 (08:47)



A posição do FUNCHAL, ontem por volta das 9 horas da manhã, com o navio a chegar ao separador de tráfego do Cabo da Roca, depois de ter largado de Lisboa em viagem posicional para a Suécia. Ao longo de todo o dia de ontem navegou ao longo da costa portuguesa, sempre rodeado de muita navegação, navegando a cerca de 14 - 15 nós.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Reparação do apito do FUNCHAL (20-08-2013)


Durante a tarde de 20 de Agosto de 2013, a última que o FUNCHAL passou atracado à Ponta da Rocha, enquanto decorriam os trabalhos de acabamento da reparação e renovação do velho paquete, o navio fartou-se de apitar, como que a exteriorizar o receio de enfrentar de novo o alto mar após tantos meses imobilizado na Matinha e, na fase final  (um período final de 80 dias), na Rocha do Conde de Óbidos em docagem e acabamentos.

Ou se calhar era a alegria de se ver de novo em navegações por todo esse mundo.

Certo, certo, era que a manifestação vocal do nosso paquete se devia a uma reparação do apito no mastro do FUNCHAL, com um técnico no mastro em intervenção visível do exterior do navio.

Na tarde de 15 de Agosto, quando da saída para provas de mar, por alturas da Junqueira, após passar a Ponte 25 de Abril, o FUNCHAL deu provavelmente o apito mais longo da sua vida já tão extensa e aventurosa.

Supomos que o capitão do navio, Comandante António Morais tenha carregado no botão do apito, na ponte, e algum mecanismo se tenha prendido, pois o FUNCHAL apitou que se fartou, até ficar rouco e finalmente se calar.

E lá seguiu todo elegante para a Barra do Tejo...

Nestas imagens pode ver-se içada na verga de sinais do mastro do FUNCHAL, a bandeira B do código internacional de sinais, a assinalar a descarga de óleos residuais de bordo do navio para dois camiões-tanques.

Dias antes fora abastecido de combustível pelo batelão-tanque SACOR II, actual navio-almirante da prestigiada Sacor Marítima, uma das empresas que integram a Galp Energia, de que é grande accionista o Grupo Amorim.

Acompanhei os trabalhos de reparação do FUNCHAL tão próximo quanto possível e registei que ninguém se lembrou de renovar as adriças do mastro do FUNCHAL.
Qualquer dia começam a partir, se estiverem tão podres quanto estavam os cabos de amarração no final da era CIC, os quais foram de imediato substituídos na Matinha após a compra do FUNCHAL pela nova empresa.

Para os mais curiosos, as adriças são os cabos aplicados aos moitões no mastro de um navio, caso do FUNCHAL, e ou num estái de sinais, para içar as bandeiras.

Se observarem a borla no tope do mastro do FUNCHAL, não tem adriças. Quando veio da Dinamarca em 1961, a borla do mastro tinha duas adriças, uma para cada bordo, onde normalmente se içava a bandeira de cortesia de países estrangeiros visitados, normalmente a de Espanha, nas escalas ao Sábado no porto de Tenerife. Gostava de voltar a ver bandeiras no tope do mastro do FUNCHAL. Ficava mais composto e não custava nada.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

quinta-feira, agosto 22, 2013

FUNCHAL saiu de Lisboa para Gotemburgo

O paquete FUNCHAL saiu de Lisboa pelas 7:13 horas de 22 de Agosto de 2013 iniciando a actividade da nova empresa de cruzeiros PORTUSCALE CRUISES. O FUNCHAL segue para Gotemburgo em viagem posicional, com chegada prevista à Suécia pelas 16:00 horas de 26 de Agosto e largada no primeiro cruzeiro a 27, uma viagem aos Fiordes da Noruega, num bom recomeço de vida para o FUNCHAL que está lindo, com as novas cores e os inúmeros melhoramentos introduzidos em Lisboa este ano.
O FUNCHAL saiu para o mar para experiências, pela primeira vez a 15 de Agosto, após mais de 35 meses de imobilização no Tejo e uma reparação iniciada em 2011 e interrompida nesse mesmo ano por dificuldades financeiras do armador anterior. Regressou a Lisboa no mesmo dia e permaneceu atracado na Ponta da Rocha até à madrugada de 21 de Agosto, quando saiu para fundear no Mar da Palha, para dar lugar ao paquete CRYSTAL SYMPHONY, que nessa manhã atracou na Rocha.
Finalmente o FUNCHAL está de novo no mar em recomeço de vida, uma vida já com 52 anos que se quer renovada e ainda longa.
Fotografia do FUNCHAL fundeado no Mar da Palha na manhã de 21 de Agosto de 2013.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

segunda-feira, agosto 19, 2013

Paquete FUNCHAL nas provas de mar


Paquete FUNCHAL fotografado ao fim da tarde de 15 de Agosto de 2013 na Baía de Cascais de regresso das provas de mar que constituíram a primeira saída de Lisboa do FUNCHAL em 35 meses. Tratou-se da imobilização mais prolongada da já longa história deste navio de passageiros português, construído em 1960-61 para a Empresa Insulana de Navegação cujas cores originais foram este ano revividas pelo novo operador do FUNCAL, a companhia Portuscale, de Lisboa.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia