sábado, novembro 30, 2013

Companheiros de frota do FUNCHAL


Fiz esta fotografia do paquete alemão oriental VOLKERFREUNDSCHAFT a 14 de Abril de 1984, a largar do cais da Rocha, em Lisboa, no decurso de um cruzeiro da Páscoa ao Mediterrâneo com partida de Gotemburgo, fretado à companhia Stena Line, a mesma que no verão de 1977 operou o FUNCHAL na Escandinávia. Mal sabia eu que trinta anos depois este antigo navio alemão seria o paquete português AZORES. 

A verdade é que o AZORES é ao mesmo tempo um navio moderno, pois resultou da reconstrução total, em Itália, em 1994, do STOCKHOLM de 1948, que de 1960 a 1985 navegou com as cores da RDA com o nome VOLKERFREUNDSCHAFT. O AZORES é assim o navio mais moderno da frota da Portuscale e ao mesmo tempo o mais antigo por o casco ter sido de facto construído em 1948. Para além do casco, tudo o resto é de um navio dos anos 1990. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

quinta-feira, novembro 28, 2013

Paquete FUNCHAL: entrada em Lisboa a 27-12-2013



Imagens da entrada do Paquete FUNCHAL em Lisboa após as provas de mar efectuadas a 27 de Dezembro de 2013.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

sexta-feira, novembro 22, 2013

A pintar a popa...


O paquete FUNCHAL, que se encontra atracado em Lisboa, no cais de Santa Apolónia, desde 21 de Outubro, está a passar por trabalhos de manutenção técnica a dois níveis: manutenção de rotina e conservação do navio, caso do retoque da pintura do casco e exteriores em geral, e ajustamentos e complementos relacionados com a profunda intervenção técnica e reclassificação concluída em Agosto deste ano.

Ontem fomos observar o FUNCHAL, registando algumas imagens da popa do navio, um dos elementos estéticos originais mais bem conseguidos e de estilo claramente dinamarquês. Claro que muita coisa mudou no aspecto da popa do FUNCHAL nos últimos vinte anos, com o aumento da superstrutura do paquete para ré e a construção de camarotes na zona da popa, mas a pintura do casco de azul escuro veio realçar a elegância de formas originais, como sugerimos nas fotografias. 
O FUNCHAL é um navio único em múltiplos sentidos, e merece ser apreciado em pormenor. Há 52 anos sempre com o mesmo nome, uma raridade só por si, e com o nome de uma das mais belas cidades de Portugal e do Mundo, o FUNCHAL apresenta hoje à popa o seu nome num estilo renovado por que optou o actual armador, enquanto o porto de registo permanece, desde 2001, a Madeira, isto é o MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira, que substituiu o registo no Panamá que caracterizou a nacionalidade oficial do nosso belo FUNCHAL de Setembro de 1985 a 7 de Setembro de 2001, durante o período inicial da gestão de George Potamianos e da sua companhia Great Warwick Co. Inc, do Panamá.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

quinta-feira, novembro 14, 2013

História do FUNCHAL contada por Luís Miguel Correia

Este Sábado, dia 16 de Novembro de 2013, a história do paquete português FUNCHAL vai estar em foco na conversa informal de Novembro do Grupo de Amigos do Museu de Marinha, pelas 11 horas, no nosso Museu de Marinha:
Luís Miguel Correia vai apresentar a sua perspectiva da história do último paquete tradicional português, que acaba de ser remodelado em Lisboa: a história do FUNCHAL, uma história feita de muitas histórias.
Palestra de Luís Miguel Correia a comemorar de forma especial o FUNCHAL, o Mar e os encantos de um navio único que rejuvenesce aos 52 anos....
Palestra organizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Marinha de Lisboa. Entrada livre.
Um agradecimento especial a Mestre Fernando Lemos Gomes pela autorização de utilização desta sua aguarela para o cartaz...
Venha ouvir a história do FUNCHAL e depois aproveite e visite o Museu, a Sala da Marinha Mercante com as magnificas maquetes de tantos paquetes portugueses do século XX, e muito mais. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Retratos de Família

Paquete FUNCHAL fotografado ao amanhecer de 13 de Novembro de 2013, atracado ao cais da Portuscale, a Santa Apolónia, com os seus irmão de frota PORTO e LISBOA, este ainda pintado de branco e com o nome anterior visível na popa, por sinal uma magnífica popa de cruzador, "made by Harland & Wolff como já não se fazem em lado nenhum... Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

quarta-feira, novembro 06, 2013

FUNCHAL em Lisboa

Pormenores do FUNCHAL atracado em Santa Apolónia a 4 e Novembro de 2013.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

terça-feira, novembro 05, 2013

A viagem inaugural do FUNCHAL


O passageiro mais ilustre dos 276 que embarcaram a bordo do FUNCHAL na Gare Marítima de Alcântara na manhã de 4 de Novembro de 1961 foi o ministro das obras públicas, engenheiro Arantes e Oliveira, um discípulo discreto e eficiente de Duarte Pacheco.
A importância que então tinham os membros do Governo fez com que a notícia do Diário de Lisboa de 4-11-1961 relativa à viagem inaugural do FUNCHAL relegasse para segundo plano a introdução do novo paquete, centrando a notícia na deslocação do ministro à Madeira.

Curiosamente, embora o ministro Arantes e Olivera tenha deixado obra, passados 52 anos o FUNCHAL é bem mais conhecido que sua excelência.

Imagens "vintage" do FUNCHAL em 1961:

O navio fotografado a 7 de Outubro de 1961 durante as provas de mar (uma das fotografias originais da colecção LUÍS MIGUEL CORREIA que vem sendo apropriada e pirateada de diversas formas, tal o entusiasmo gerado pelo navio e a falta de consideração e respeito pelo trabalho de preservação da memória do FUNCHAL que venho desenvolvendo há anos);

A "casa da navegação" do FUNCHAL na sua forma original, com passadeira vermelha e tudo, e recorte do Diário de Lisboa de 4 de Novembro de 1961 alusivo à viagem inaugural do FUNCHAL.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

segunda-feira, novembro 04, 2013

FUNCHAL com viagem inaugural há 52 anos

Foi exactamente há 52 anos, ao fim da manhã de 4 de Novembro de 1961, que o então novíssimo paquete FUNCHAL largou do cais da Estação Marítima de Alcântara no início da sua primeira viagem, com destino ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo. 
Na viagem inaugural, como muitas outras vezes nos 13 anos seguintes, o FUNCHAL largou de Lisboa sob o comando do Capitão da Marinha Mercante Manuel Bio, um dos mais ilustres comandantes dos 104 anos de história da Insulana.
Construído em Elsinore, na Dinamarca, em 1960 e 1961, por encomenda da Empresa Insulana de Navegação efectuada em Agosto de 1959, o FUNCHAL representou uma melhoria muito significativa na carreira de Lisboa para os Açores e Madeira. Para além da grande velocidade, superior a 20 nós, o FUNCHAL proporcionava modernidade e conforto nas viagens insulares, tendo em vista fomentar o turismo e de alguma forma compensar os viajantes de e para as Ilhas Adjacentes de décadas com os velhos vapores CARVALHO ARAÚJO e LIMA, de há muito desactualizados.
Os anos passaram, o navio teve uma carreira digna e bem sucedida, foi transformado para cruzeiros em 1973 quando o transporte aéreo passou a ser o favorito do publico de e para as ilhas e passados estes anos todos, mantém o mesmo nome e a bandeira portuguesa, graças a uma boa estrela que não tem nunca deixado perder o FUNCHAL e a um conjunto de boas vontades personalizadas em nomes ilustres que no final da década de 1950 criaram o FUNCHAL - há que homenagear VASCO BENSAUDE e ROGÉRIO DE OLIVEIRA, sem esquecer a importância em toda esta história do cidadão grego GEORGE PETROS POTAMIANOS, que se encantou pelo FUNCHAL em 1975 e dedicou grande parte dos 37 anos restantes da sua vida a operar e manter este navio actualizado e competitivo no difícil mundo dos cruzeiros internacionais, o que conseguiu fazer com sucesso até Setembro de 2010. Quando tudo indicava que a estrela da sorte parecia enfim ignorar o FUNCHAL, eis que surgiu nova personalidade sensível à beleza e potencial económico e patrimonial do Paquete FUNCHAL na pessoa do actual Armador, RUI ALEGRE, que graças ao belo paquete da antig
a Insulana descobriu no início deste ano a mui nobre profissão de Armador de Navios, ocupação rara em Portugal, mas que está a abraçar com toda a sua energia e determinação. Em meses o FUNCHAL passou de candidato à sucata ao mais belo paquete clássico da actualidade graças a RUI ALEGRE que assim encabeça agora a lista de personalidades determinantes para o sucesso e longevidade única do nosso belo FUNCHAL.
Passam hoje 52 anos que o FUNCHAL largou de Lisboa na viagem inaugural. Parabéns ao Paquete FUNCHAL e a todos quantos ao longo destes anos contribuíram para o sucesso do navio. 
Parabéns ao FUNCHAL, ao seu novo Armador, ao actual Comandante, António Morais e a toda a Família FUNCHAL. Desejamos muitos mais anos de navegações e vida para o Paquete FUNCHAL.
Fotografia do FUNCHAL renascido e se possível ainda mais belo que antes, atracado ao cais da Portuscale, a Santa Apolónia, em Lisboa, a 29 de Outubro último.Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

O FUNCHAL faz anos hoje...


Faz hoje 52 anos que o FUNCHAL deu início à sua viagem inaugural, em Lisboa, precisamente a 4 de Novembro de 1961. 
Depois de tantos anos, centenas de viagens, milhares de passageiros transportados e inúmeras navegações pelos quatro cantos do Mundo, o FUNCHAL voltou a ser o orgulho de Portugal e da Marinha Mercante portuguesa. 
Em vez de estar a ser desmantelado num qualquer estaleiro de sucata, o FUNCHAL desafiou uma vez mais o destino, pela mão de um novo Armador, Rui Alegre, que em Janeiro último comprou o FUNCHAL, constituiu uma nova empresa de cruzeiros, e em menos de oito meses de muito trabalho e determinação, contra tudo e contra muitos, conseguiu proporcionar o regresso do FUNCHAL aos mares e aos cruzeiros. 
Fotografias de 20 de Setembro de 2013, tiradas à chegada do FUNCHAL a Lisboa vindo do cruzeiro inaugural. Não há palavras para descrever a alegria de ver o FUNCHAL novamente com passageiros a bordo e, entre estes, um novo Armador encantado pela beleza do FUNCHAL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia