sábado, fevereiro 15, 2014

FUNCHAL - capa da REVISTA DE MARINHA

Ao longo dos anos, nunca perdi uma oportunidade de divulgar o FUNCHAL e estudar a sua história e actividades.
O navio fez 20 anos em 1981 e tive então oportunidade de ver publicada uma primeira capa do paquete FUNCHAL feita por mim na Revista de Marinha, onde estava a colaborar desde 1980.
Não foi talvez a minha melhor capa do FUNCHAL, as cores do navio, em especial a chaminé, não ajudavam e o dia em que registei a imagem estava cinzento, mas foi a primeira, complementada com um texto de divulgação inserido na página de abertura da RM.
Quando completou 20 anos o FUNCHAL já não era considerado propriamente um navio novo, estava com a idade em que se enviara para a sucata o VERA CRUZ, e a situação da CTM e da generalidade da Marinha Mercante em Portugal não era a melhor. Quatro anos mais tarde, a companhia seria liquidada e a frota toda vendida em leilão, inaugurando-se a sangria com a venda do FUNCHAL a uma empresa do Panamá, em Agosto de 1985. Tudo isto com uma mãozinha inspiradoura do FMI, então por cá a ajudar a velha Pátria de Marinheiros a redescobrir os seus rumos.
Não foi o fim do navio, que deu origem à Classic International Cruises, navegando até Setembro de 2010, para ser depois renovado e restaurado pela Portuscale em 2013.
Quem diria em 1981, quando fiz esta capa que o FUNCHAL era de facto nessa época um navio quase novo?
Quem quiser ler o texto pode ampliar a imagem para melhor leitura,fazendo pressão sobre a mesma.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: