domingo, março 09, 2014

FUNCHAL obra prima de arquitectura naval


Dois aspectos importantíssimos têm contribuído para a vida longa do FUNCHAL e o seu sucesso inquestionável durante mais de cinco décadas: o paquete FUNCHAL é uma verdadeira obra prima de arquitectura naval, tendo-se conjugado no seu projecto o melhor da arte de bem fazer navios de Portugal e da Dinamarca. 

Dois nomes a destacar na origem de tanta beleza e funcionalidade são os do Arquitecto Naval, o engenheiro naval português Almirante Rogério de Oliveira e do armador original, o Sr. Vasco Bensaude, uma dupla perfeccionista cujos melhores esforços resultaram no FUNCHAL.
E não falo apenas das linhas clássicas e muito belas do FUNCHAL, mas das suas características técnicas, nomeadamente a forma do casco, deu ma grande perfeição e funcionalidade que permite consumos de combustível muito reduzidos, o FUNCHAL consome menos de metade do combustível de que necessita o LISBOA ou o AZORES para navegar.

Ao longo de todos estes anos o FUNCHAL tem sido também um navio com muita sorte, sobrevivendo à mudança dos tempos quando outros - muitos - navios não lograram encontrar utilização alternativa.
O FUNCHAL sempre fascinou muitos dos que nele viajaram ou de alguma forma estiveram ligados à sua operação, não se podendo esquecer o papel decisivo do armador Georgios Petros Potamianos (1 de Setembro de 1941 - 27 de Maio de 2012)que trocou a sua Grécia por Portugal e viveu muito dos seus últimos 37 anos de vida em função do FUNCHAL.
Sempre tive o receio de o FUNCHAL não sobreviver ao desaparecimento de Georgios Potamianos, mas até este desafio de equação quase impossível o FUNCHAL venceu ao encantar um novo armador - Rui Alegre - que tem feito tudo o que tem estado ao seu alcance para proporcionar a renovação e recuperação da dignidade do nosso paquete FUNCHAL. 
O FUNCHAL tem estado imobilizado em Lisboa desde 6 de Janeiro, aproveitando esta paragem técnica efectuaram-se mais alguns melhoramentos e renovações no navio, nomeadamente ao nível da instalação de ar condicionado. Entretanto o FUNCHAL regressa aos cruzeiros já a 22 de Março.
Fotografias de pormenores do paquete FUNCHAL registadas por Luís Miguel Correia em Lisboa a 2 de Março de 2014.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

 

Sem comentários: