quinta-feira, março 20, 2014

Entardecer tranquilo

Entardecer tranquilo no cais de Santa Apolónia Montante, actual cais da Portuscale Cruises, com o FUNCHAL atracado ao anoitecer de 12 de Março de 2014: um entardecer tranquilo no Tejo, esse rio que tem servido de porto de armamento ao FUNCHAL desde 1961... Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Livros do Cte. Saturnino Monteiro para o FUNCHAL

Paquete FUNCHAL recebeu no dia 17 de Março de 2014 uma homenagem muito especial: a oferta de uma colecção de livros da série Grandes Batalhas Navais dos Portugueses, por parte do seu Autor, Comandante Saturnino Monteiro, que se fez representar no acto de entrega, a bordo do FUNCHAL, por Carlos Pitta, grande amigo deste paquete e entusiasta de cruzeiros desde longa data. Carlos Pitta foi recebido a bordo pelo Comandante do FUNCHAL, António Morais, que vemos na imagem para a fotografia oficial.
O regresso ao serviço do Paquete FUNCHAL após resgate e reconstrução o ano passado, tem merecido o carinho de muitos sectores ligados aos navios e ao mar. O navio foi totalmente reconstruído e dispõe agora de uma belíssima biblioteca, muito utilizada pelos passageiros durante os cruzeiros. Os livros do Senhor Comandante Saturnino Monteiro vão tornar ainda mais agradável a biblioteca do FUNCHAL, que inicia a 28 de Março a série de cruzeiros programados para 2014. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

sexta-feira, março 14, 2014

FUNCHAL em Lisboa - 13 de Março de 2014


Aspectos do paquete FUNCHAL atracado ontem, 13 de Março, no cais da Portuscale (Santa Apolónia - Montante). 

O navio está a preparar-se para a nova época de cruzeiros a decorrera partir de 28 de Março.
A bordo decorrem pequenos trabalhos de pintura e manutenção, que a bordo de um navio há que estar sempre a pintar e conservar...
Uma das grandes mais valias do paquete FUNCHAL, reconhecida internacionalmente, é a qualidade e simpatia da tripulação.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

domingo, março 09, 2014

FUNCHAL em Las Palmas

Em 1984 fiz dois cruzeiros a bordo do paquete FUNCHAL, então propriedade da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, um dos quais à Madeira e Canárias, tendo subido ao mastro principal do navio em Las Palmas, quando efectuei esta fotografia. Repare-se que na imagem se pode ver bem o solário da antiga Primeira Classe, cuja secção de vante deu lugar em 1973 ao Bar Tasco, entretanto desmanchado mais tarde quando este espaço foi fechado dando lugar a camarotes para os oficiais.
As cores garridas da chaminé do FUNCHAL nos tempos da CTM (1974 a 1985) não eram propriamente bonitas mas toda a gente reparava no FUNCHAL onde quer que este navio fizesse escala. Depois, como a parte superior da chaminé era vermelha, só apresentava esta cor quando era acabada de pintar, dias depois começava a ficar preta devido ao fumo... Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FUNCHAL obra prima de arquitectura naval


Dois aspectos importantíssimos têm contribuído para a vida longa do FUNCHAL e o seu sucesso inquestionável durante mais de cinco décadas: o paquete FUNCHAL é uma verdadeira obra prima de arquitectura naval, tendo-se conjugado no seu projecto o melhor da arte de bem fazer navios de Portugal e da Dinamarca. 

Dois nomes a destacar na origem de tanta beleza e funcionalidade são os do Arquitecto Naval, o engenheiro naval português Almirante Rogério de Oliveira e do armador original, o Sr. Vasco Bensaude, uma dupla perfeccionista cujos melhores esforços resultaram no FUNCHAL.
E não falo apenas das linhas clássicas e muito belas do FUNCHAL, mas das suas características técnicas, nomeadamente a forma do casco, deu ma grande perfeição e funcionalidade que permite consumos de combustível muito reduzidos, o FUNCHAL consome menos de metade do combustível de que necessita o LISBOA ou o AZORES para navegar.

Ao longo de todos estes anos o FUNCHAL tem sido também um navio com muita sorte, sobrevivendo à mudança dos tempos quando outros - muitos - navios não lograram encontrar utilização alternativa.
O FUNCHAL sempre fascinou muitos dos que nele viajaram ou de alguma forma estiveram ligados à sua operação, não se podendo esquecer o papel decisivo do armador Georgios Petros Potamianos (1 de Setembro de 1941 - 27 de Maio de 2012)que trocou a sua Grécia por Portugal e viveu muito dos seus últimos 37 anos de vida em função do FUNCHAL.
Sempre tive o receio de o FUNCHAL não sobreviver ao desaparecimento de Georgios Potamianos, mas até este desafio de equação quase impossível o FUNCHAL venceu ao encantar um novo armador - Rui Alegre - que tem feito tudo o que tem estado ao seu alcance para proporcionar a renovação e recuperação da dignidade do nosso paquete FUNCHAL. 
O FUNCHAL tem estado imobilizado em Lisboa desde 6 de Janeiro, aproveitando esta paragem técnica efectuaram-se mais alguns melhoramentos e renovações no navio, nomeadamente ao nível da instalação de ar condicionado. Entretanto o FUNCHAL regressa aos cruzeiros já a 22 de Março.
Fotografias de pormenores do paquete FUNCHAL registadas por Luís Miguel Correia em Lisboa a 2 de Março de 2014.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia