quarta-feira, novembro 12, 2014

O FUNCHAL, lindo como sempre


O FUNCHAL encontra-se atracado ao cais na Ponta da Rocha, em período de manutenção técnica, com atenção especial às duas máquinas principais Werkpoor, que melhor ou pior têm assegurado a propulsão do paquete desde 1973. Hoje pelas 18H00 o FUNCHAL vai correr no cais, isto é, passar para o espaço junto â estação marítima, e deverá permanecer na Rocha até Dezembro. 

Entretanto tudo indica que o cruzeiro de fim de ano com partida prevista para 28 de Dezembro terá uma boa adesão de passageiros.
Fotografias registadas na tarde de 11 de Novembro de 2014. 
Não me canso de fotografar o FUNCHAL, que aos meus olhos continua a ser moderno, com linhas equilibradas, enfim o "iate do Sr. Vasco Bensaude" que conheço desde que veio para Lisboa há mais de 53 anos. Na altura tínhamos muitos outros navios de passageiros, inclusive de maior tonelagem e capacidade, mas o FUNCHAL, primeiro pela sua beleza intemporal, depois pela capacidade de resistência aos fenómenos do tempo e da desmaritimização, teve sempre um lugar especial na minha lista de prioridades no que toca à apreciação prática da estética.
Cada vez mais aparecem comentários sobre o FUNCHAL considerando a sua idade e tendendo a classificá-lo como antigo. Nada mais errado do meu ponto de vista, o FUNCHAL é uma obra de arte e um testemunho vivo único da arquitectura naval do período do pós-segunda guerra mundial, que atingiu a sua perfeição máxima no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta. Hoje não resta mais nenhum navio como o FUNCHAL em estado operacional: os actuais e futuros passageiros são uns privilegiados, mas infelizmente muitos não têm a noção disso. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Sem comentários: