terça-feira, novembro 05, 2013

A viagem inaugural do FUNCHAL


O passageiro mais ilustre dos 276 que embarcaram a bordo do FUNCHAL na Gare Marítima de Alcântara na manhã de 4 de Novembro de 1961 foi o ministro das obras públicas, engenheiro Arantes e Oliveira, um discípulo discreto e eficiente de Duarte Pacheco.
A importância que então tinham os membros do Governo fez com que a notícia do Diário de Lisboa de 4-11-1961 relativa à viagem inaugural do FUNCHAL relegasse para segundo plano a introdução do novo paquete, centrando a notícia na deslocação do ministro à Madeira.

Curiosamente, embora o ministro Arantes e Olivera tenha deixado obra, passados 52 anos o FUNCHAL é bem mais conhecido que sua excelência.

Imagens "vintage" do FUNCHAL em 1961:

O navio fotografado a 7 de Outubro de 1961 durante as provas de mar (uma das fotografias originais da colecção LUÍS MIGUEL CORREIA que vem sendo apropriada e pirateada de diversas formas, tal o entusiasmo gerado pelo navio e a falta de consideração e respeito pelo trabalho de preservação da memória do FUNCHAL que venho desenvolvendo há anos);

A "casa da navegação" do FUNCHAL na sua forma original, com passadeira vermelha e tudo, e recorte do Diário de Lisboa de 4 de Novembro de 1961 alusivo à viagem inaugural do FUNCHAL.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: