sexta-feira, dezembro 20, 2013

FUNCHAL em 1985

"Para o FUNCHAL, único navio de cruzeiros português, 1985 apresenta-se como um ano de actividade intensa, com numerosos cruzeiros programados pelos diversos operadores que nos últimos anos têm afretado o FUNCHAL" - assim comecei mais um editorial dedicado ao paquete FUNCHAL, tema da capa da REVISTA DE MARINHA de Março de 1985, com uma fotografia do navio a chegar a Lisboa, atracando ao cais da Rocha, com as cores da CTM em 1984, vendo-se ainda outro clássico de chaminé vermelha, o VISTAFJORD da Cunard, actualmente a fazer o último cruzeiro, com o nome SAGA RUBY.
Devo dizer que pequei por optimismo no meu entusiasmo de sempre em tudo o que se refere ao FUNCHAL: o ano de 1985 acabou por ser marcante na história do navio, não pelo cumprimento do extenso programa com as cores da CTM, mas por ter sido vendido em leilão em Agosto desse ano ao armador grego George Potamianos.
O ano de 1985 foi assim um período de charneira, com a passagem do navio para o registo do Panamá e a sua operação a cargo de uma nova empresa, a Arcalia Shipping, cujo desenvolvimento daria anos mais tarde origem à marca Classic International Cruises com que o FUNCHAL navegou até Setembro de 2010.
Passados todos estes anos, tudo isto é historia mas não resisto a acabar transcrevendo o último parágrafo desse editorial de há  quase 29 anos: "Em Portugal, a falta de visão e inércia recentes estão a saldar-se por um preço incomportável. Não será a altura de procurar recuperar o que resta e estancar a ruína colectiva? Enquanto nos debatemos no presente com as mais variadas incertezas e incapacidades, por uma série de circunstâncias felizes, o FUNCHAL lá continua a navegar, prestigiando o País e a Marinha Mercante. Que assim possa continuar..." Vinte e oito anos depois, estas palavras podiam ter sido escritas hoje. Este País não tem remédio...Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comentário:

CAP CRÉUS disse...

Tudo isto foi muito triste.
E tem toda a razão quando diz, que essas palavras poderiam ter sido escritas hoje...