sexta-feira, janeiro 24, 2014

FUNCHAL no Funchal a 28 de Julho de 1963


Esta fotografia do FUNCHAL, atracado ao molhe da Pontinha, no Funchal, tem mais de 50 anos: foi tirada por Uli Wessmann, um amigo meu sul africano que fez escala no porto do Funchal a 28 de Julho de 1963, a bordo do paquete PRETORIA CASTLE, em viagem de Inglaterra para o Cabo. Fez a fotografia de bordo da lancha que o transportou de bordo do paquete inglês, que estava fundeado, para uma curta visita a terra. Na foto pode ver-se ainda, pela popa do FUNCHAL, o paquete italiano FRANCA C, em viagem de cruzeiro à Madeira.
O FUNCHAL era então um navio novo, cheio de vida e muito irrequieto, isto é, rápido, como conta o jornalista Maurício de Oliveira, numa crónica publicada em 1964 após viajar no paquete mágico da Insulana de Lisboa à Madeira e Tenerife num cruzeiro de fim de semana prolongado: "Vinte e cinco horas exactas de navegação desde a barra do Tejo e estávamos a dobrar a ponta do Garajau, saudados pelas gaivotas da Madeira em revoadas de brancos e serenos pairadores. O FUNCHAL entrou na baía com o à-vontade de quem entra numa casa que lhe é familiar e atracou em manobra rápida e perfeita."
Um pormenor característico desta primeira fase da história do FUNCHAL pode ser associado ao fumo espesso a sair da chaminé, típico de um navio movido por turbinas a vapor...  Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: