segunda-feira, setembro 22, 2014

FUNCHAL rumo a Lisboa


Aspectos do Paquete FUNCHAL a navegar ao largo da costa portuguesa em viagem de Cádis para Lisboa, na manhã de 12 de Outubro de 2008, no último dia de navegação relativo à época de cruzeiros do FUNCHAL em 2008. 

Foi também o último dia de navegação do navio com os frades e paus de carga montados à proa, pois os mesmos seriam retirados em Fevereiro de 2009 em Lisboa (Santa Apolónia), sendo o tombadilho reaproveitado como plataforma de observação para os passageiros, com acesso pelo salão Gama. A escotilha do porão número dois  foi desmontada e o espaço tapado e coberto de madeira, alteração que muito beneficiou o navio.
Com a substituição do FUNCHAL pelo ATHENA (actual AZORES) no programa de cruzeiros na Austrália, operado pela Classic International Cruises, o nosso FUNCHAL deixou de ter ocupação nos meses de Inverno, passando a permanecer atracado no porto de Lisboa, com tripulação reduzida, reiniciando novo programa de cruzeiros normalmente no final de Março ou início de Abril do ano seguinte, até que em 2010 parou a 16 de Setembro, no que viria a ser a sua maior imobilização de sempre, só tendo voltado ao serviço em Agosto de 2013 depois de resgatado pela PORTUSCALE CRUISES.
Era já a crise a anunciar os seus contornos na economia mundial, com as muitas consequências que todos vivemos, e, no que toca aos navios de passageiros, uma queda abrupta na procura de navios de pequena e média dimensão, muitos dos quais acabaram por ser vendidos para a sucata. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Sem comentários: