terça-feira, agosto 25, 2009

FUNCHAL em Istambul 28 Junho 1972

Em Junho de 1972 o N/T FUNCHAL efectuou um grande cruzeiro ao Mediterrâneo com partida e regresso a Lisboa, vendo-se aqui fotografado em Istambul a 28 de Junho desse ano, na primeira escala que efectuou na referida cidade turca.
Note-se o casco preto sem a risca branca de origem a marcar a linha de flutuação. Em Fevereiro - Abril de 1972 o FUNCHAL efectuou uma grande reparação no estaleiro da Lisnave Rocha em que se decapou o casco sendo então pintado de azul escuro especialmente para a viagem presidencial ao Brasil em Abril - Maio de 1972. Regressado do Rio de Janeiro a 11 de Maio de 1972, o FUNCHAL fez uma viagem aos Açores e Madeira e na estadia seguinte em Lisboa teve o casco novamente pintado de preto, mas sem a risca branca.
Fotografia de Bert Lammer (collecção L. M. Correia).
Texto e imagens copyright de Luís Miguel Correia. Obrigado pela sua visita e comentários

3 comentários:

MANUEL F SANTOS disse...

EU ESTIVE PRESENTE NAS DUAS VIAGENS COMO TRIPULANTE. QUE SAUDADES.ERA UM MENINO COM 21 E 22 ANINHOS

Abel disse...

O meu Tio-Avô era o responsável pela orquestra a bordo do Funchal. Herdei dele todas as partituras dos temas que tocavam na altura.
Pelo repertório dava para imaginar bem o "Feeling" da época.

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Esta fotografia é uma das que foi utilizada ilegitimamente no livro FUNCHAL SER DO MAR, editado pela companhia PEARL CRUISES (a proprietária oficial do FUNCHAL), lançado a bordo a 1 de Agosto e escrito e produzido pelas fabulosas Baptista Sisters (Cláudia e Cristina). Quando digitalizei a imagem cortei o céu rente ao topo do mastro e não é que é essa exactamente a proporção da imagem que aparece na página 105? A outra fotografia desta mesma página é também obviamente subtraída do BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR, e as entusiásticas escribas cronistas não se ficaram por aqui, num exercício de exercício oportunismo descarado, que a vida está difícil e é preciso ganhar dinheiro sem olhar a meios...