quarta-feira, outubro 09, 2013

Paquete FUNCHAL: primeira viagem ao Brasil


Embora o paquete FUNCHAL tenha sido construído para a carreira regular das Ilhas Adjacentes, o projecto de arquitectura naval considerou desde o início outras utilizações, nomeadamente os cruzeiros. Depois da Ilhas e a par da Escandinávia, o Brasil teve grande importância na história do navio na fase dos cruzeiros, a partir do Inverno de 1973, com o navio a operar na costa do Brasil e na Argentina por muitos anos. 
Apesar disso, a primeira ida do FUNCHAL ao Brasil ocorreu em Abril e Maio de 1972, com o navio como paquete presidencial, transportando os restos mortais do primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I (Rei D. Pedro IV de Portugal), por ocasião das comemorações dos 150 anos da Independência do Brasil. 
O FUNCHAL conduziu então até ao Rio de Janeiro o Presidente de Portugal, Almirante Américo Tomás, que ocupou o Palácio de Belém de 1958 a 1974 e foi um grande amigo do paquete FUNCHAL e um promotor activo e competente das políticas do Mar em Portugal.
Para a viagem ao Rio de Janeiro o FUNCHAL foi preparado especialmente, efectuando-se a bordo diversas alterações, desde a transformação do salão e bar da Turística A em câmara ardente, até ao casco do navio, que foi decapado e pintado de azul escuro, dando ao FUNCHAL a aparência de um iate real, exactamente com as cores do iate da rainha de Inglaterra.
Fotografias da chegada do FUNCHAL à Estação Marítima de Alcântara, em Maio de 1972, no final da viagem ao Brasil.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: