sábado, fevereiro 08, 2014

FUNCHAL no Funchal


O paquete FUNCHAL começou o ano de 2014 da melhor maneira possível, atracado ao molhe da Pontinha, no porto do Funchal, onde o navio voltou pela primeira vez depois de ser modernizado pela Portuscale, após mais de três anos de ausência em águas madeirenses.


O FUNCHAL marcou presença nos festejos da passagem de ano na baía do Funchal, onde fundeou ao amanhecer de 31 de Dezembro de 2013, na 768ª escala desde que pela primeira vez chegou à Madeira a 5 de Novembro de 1961.


O navio passou o dia 31 ao largo, fazendo-se o transbordo dos passageiros para terra utilizando as lanchas do FUNCHAL. Fundeados na proximidade do FUNCHAL estavam os paquetes THE WORLD e BRAEMAR, tendo-se juntado ao grupo, pelas 15H00 o SAGA RUBY, que fundeou a oeste do FUNCHAL.


Após assistir-se ao fogo de artifício, o FUNCHAL suspendeu e atracou ao molhe pela 01H30, permanecendo no porto até largar para Safi à meia-noite de 1 de Janeiro de 2014.

Integrado num conjunto variado de 12 navios de cruzeiros, incluindo alguns dos maiores da actualidade, o FUNCHAL impôs-se pelas suas linhas extremamente elegantes e equilibradas em contraste com a estética mais moderna, ou melhor dizendo, falta de estética dos navios de cruzeiros da última geração, em que o que interessa é a maximização de espaços e potencial de geração de receitas...

Enfim foi bom ver o FUNCHAL de novo integrado na festa da passagem de ano na baía do Funchal, o que já não acontecia desde o fim de ano de 1974 para 1975, quando partilhou o cais da Pontinha com o paquete INFANTE DOM HENRIQUE e diversas unidades estrangeiras, com destaque para o QUEEN ELIZABETH 2.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

3 comentários:

joao pedro disse...

obrigada e parabens por mais este trabalho de reportagem que considero de um profissional amador, que ama o mar e os navios. muito sucesso ao funchal, á sua nova empresa e ao seu proprietario Dr. Rui Alegre. espero um dia voltar a navegar como passageiro neste navio que me trouxe o sonho de navegar e cruzar o atlantico numa 1ª viagem que fiz a cuba em 1978 num navio russo que levou a delegação portuguesa da juventude ao XI festival internacional mundial da juventude na cidade de Havana Cuba: obrigada tb Luis Miguel Correia pelo seu trabalho e dedicação
joão pedro

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Caro João Pedro,

Em 1978 fotografei os dois paquetes da URSS que vieram a Lisboa embarcar os participantes portugueses no festival da juventude realizado em Cuba nesse ano: o GRUZHYA e o LEONID SOBINOV. Em qual deles fez a sua viagem?

João ventura disse...

No final dos anos 60, o "conjunto musical" que eu integrava, o Pop Jazz Quartet, "abrilhantou" a passagem de ano neste navio, a convite do sindicato do pessoal da Insulana, que organizou a festa para as famílias dos sócios. Foi uma experiência inolvidável. João ventura