quinta-feira, outubro 24, 2013

O FUNCHAL no tempo da CTM


Postal do paquete FUNCHAL editado pelo afretador sueco Fritidsskryss no final da década de 1970. O navio está fundeado em águas norueguesas num dos cruzeiros de Verão efectuados com base em Gotemburgo, com as cores da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos.

A CTM, que resultou da fusão da Empresa Insulana com a Companhia Colonial, efectuada em 1974, foi a segunda entidade a deter a propriedade do FUNCHAL, de 1974 a 1985. 
Lembro-me de assistir à mudança das cores da chaminé, efectuada com o navio atracado à Estação Marítima de Alcântara, no Verão de 1974, durante uma escala dos cruzeiros de verão iniciados quinzenalmente em Zeebrugge e Dover. Na altura fiquei em estado de choque com as novas cores, de que ninguém terá gostado nunca, embora se dissesse que eram tão folclóricas que o navio não passava despercebido em lado nenhum. Depois, o tom de vermelho utilizado variava, umas vezes mais a puxar para o laranja, o tope da chaminé estava sempre mascarrado de preto e estas cores ficavam rapidamente queimadas pelo sol, perdendo o brilho e denotando um aspecto menos atractivo. 
Esta fotografia foi também utilizada pela CTM para um postal oficial do navio, impresso no Brasil, com as cores mais saturadas e com menos qualidade que a versão sueca. Fizeram-se também cartas de jogar com esta imagem. 
De qualquer maneira, a CTM marcou uma época de declínio da Marinha Mercante em Portugal e o FUNCHAL era a unidade mais prestigiada da frota. Foram tempos difíceis, a empresa começou mal, a nacionalização em 1975 foi um crime, a forma como esta e outras empresas publicas foram geridas está longe de ter sido exemplar, e um dia o Estado faliu, veio cá o FMI e acabou com a CTM, em 1984-85. A frota foi vendida em leilão e o FUNCHAL foi o primeiro dos navios da empresa a ser vendido, a uma empresa do Panamá, a Great Warwick Co. Inc., a quem o FUNCHAL acabou por pertencer até ao início deste ano de 2013.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: