Há exactamente um ano, em Agosto de 2013, o Paquete FUNCHAL terminava a grande reconstrução e modernização iniciada em 2011 e retomada no início de 2013 pela PORTUSCALE CRUISES, preparando-se para regressar à actividade de cruzeiros internacionais após estadia prolongada no estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, de onde saiu na madrugada de 13 de Agosto de 2013 indo atracar à Ponta da Rocha, mesmo frente ao estaleiro, onde registei estas imagens, com o navio a brilhar com a sua pintura nova e a exteriorizar grande actividade relacionada com a finalização dos trabalhos a bordo e a certificação do navio.
sexta-feira, agosto 15, 2014
Paquete FUNCHAL há um ano...
Etiquetas:
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
domingo, julho 20, 2014
FUNCHAL regressando da Austrália, Abril de 2006
.jpg)
Como navio de cruzeiros o FUNCHAL navegou praticamente pelas "sete partidas do Mundo", em especial a partir de 1985, quando passou a ser operado directamente pelo armador George Potamianos a partir de Lisboa e viu a sua actividade consolidada e diversificada. O sucesso do FUNCHAL traduziu-se no reconhecimento da alma especial deste navio tão português um pouco por todo o lado. Foi o que aconteceu na Austrália, onde o FUNCHAL operou com êxito por diversas épocas e onde vai voltar em Janeiro de 2015. Na imagem, o FUNCHAL regressa a Lisboa a 21 de Abril de 2006, após uma série de cruzeiros na Austrália. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Classic International Cruises,
FUNCHAL em Lisboa,
N/M Funchal
sábado, junho 28, 2014
CRUZEIRO TERRA ÁFRICA
Quem não tiver tempo para fazer a viagem redonda pode optar por um dos segmentos de Lisboa a Luanda, ou de Luanda a Lisboa, mas vale a pena fazer o itinerário completo.
O FUNCHAL vai visitar São Tomé e Angola pela primeira vez pois em Fevereiro de 1968 esteve em Cabo Verde e na Guiné em viagem presidencial fretado à Sociedade Geral, que era então a empresa de navegação concessionária da linha regular Metrópole - Cabo Verde e Guiné. Na prática este fretamento revestiu-se numa formalidade relacionada com a exclusividade da Sociedade Geral na linha de Cabo Verde e da Guiné.
A título de curiosidade nesta viagem presidencial foi utilizada no FUNCHAL a baixela de prata mandada criar especialmente para a viagem presidencial do PRÍNCIPE PERFEITO a Moçambique em 1964. Foi emprestada pela Companhia Nacional de Navegação.
A viagem inclui duas passagens pelo Equador e de certeza que será tema de festa a passagem desta linha imaginária. A viagem do FUNCHAL a África será verdadeiramente uma viagem de sonho. Faltam 143 dias para a largada, está à espera de quê para fazer a sua reserva?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Cruzeiro Terra África,
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
sábado, junho 21, 2014
FUNCHAL em 1986
+1986+@+Lu%C3%ADs+Miguel+Correia.jpg)
Comprado em Agosto de 1985 pela empresa Great Warwick Co. Inc., do Panamá, o FUNCHAL passou a ter bandeira do Panamá em Setembro desse ano e em Dezembro e Janeiro efectuou o primeiro cruzeiro ao serviço da nova empresa, uma viagem de Natal e Ano Novo às Caraíbas a partir de Gotemburgo. Regressado a Lisboa foi docado no estaleiro da Margueira pela Lisnave e sofreu as primeiras de muitas alterações e actualizações promovidas pelo armador George P. Potamianos. A chaminé foi então pintada de amarelo com a risca azul que iria ser mantida até Abril de 2000, a distância entre as luzes de navegação foi aumentada por imposição da convenção SOLAS o que obrigou à introdução de um mastro à popa, etc... Depois da reparação o navio fez uma série de pequenos cruzeiros baseados em Lisboa e a fotografia que apresentamos é precisamente um registo de Maio de 1986, no cais da Rocha. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Great Warwick Co. Inc.,
N/M Funchal
sexta-feira, junho 06, 2014
N/T FUNCHAL: inolvidáveis dias de felicidade
Publicidade da Empresa Insulana de Navegação a divulgar as viagens regulares de Lisboa para o Funchal e Tenerife, apresentadas como cruzeiros de fins de semana prolongados (saidas de Lisboa à Quinta-feira e regresso à Segunda) e destacando os "inolvidáveis dias de felicidade" proporcionados a bordo no N/T FUNCHAL...
Estas duas viagens sucessivas à Madeira e Tenerife eram intercaladas por uma viagem mensal à Madeira, São Miguel, Terceira e Faial.
As viagens à Madeira e Canárias eram muito populares entre turistas portugueses e estrangeiro, com destaque para Ingleses e Franceses. Havia sempre um grupo de passageiros madeirenses embarcados no Funchal à Sexta-feira para irem a Tenerife, onde o FUNCHAL atracava ao Sábado.
Na época o FUNCHAL era o maior, melhor e mais rápido navio de passageiros a ligar as Canárias à Península Ibérica, permitindo o transporte de passageiros de Tenerife para Madrid, por exemplo, via Lisboa. (Anúncio publicado na edição de 19 de Outubro de 1965 do Diário de Lisboa. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Empresa Insulana,
N/T Funchal
quarta-feira, junho 04, 2014
FUNCHAL em Leixões




Etiquetas:
FUNCHAL em Leixões,
Portuscale Cruises
sábado, abril 19, 2014
O REGRESSO DO FUNCHAL
O
REGRESSO DO PAQUETE FUNCHAL
Por
Luís Miguel Correia
(Artigo publicado na revista CRUZEIROS, edição nº 11)

O
dia 1 de Agosto de 2013 acrescentou mais uma data importante na já
longa história do FUNCHAL, com a inauguração oficial do navio pelo
primeiro ministro Passos Coelho.
A
cerimónia decorreu a bordo do FUNCHAL na doca seca, no estaleiro da
Rocha, e contou com a presença do armador Rui Alegre, e de muitos
convidados da Portuscale Cruises.
Foi
o virar de página do período mais difícil da história do FUNCHAL
até hoje. Após conclusão do programa de cruzeiros de 2010, o navio
fora imobilizado em Lisboa pela empresa Classic International Cruises
em Setembro desse ano, com o futuro pendente devido à necessidade de
reconstrução segundo as novas regras da convenção SOLAS,
implementadas em Outubro de 2010. O armador anterior, considerou que,
apesar da idade, – o FUNCHAL estava com 49 anos – um conjunto de
características únicas, nomeadamente o baixo consumo de combustível
e economia de operação, a dimensão familiar e a notoriedade junto
de uma clientela diversificada, justificavam um investimentos de
cerca de 10 milhões de euros na renovação e prolongamento da vida
útil do FUNCHAL.
Este
projecto chegou a arrancar mas foi interrompido em Julho de 2011 por
constrangimentos financeiros, e o navio foi-se degradando, acabando a
companhia por falir no final de 2012, quando o FUNCHAL ficou
abandonado na ponte-cais da Matinha, sem tripulação. Quando tudo
indicava que o destino próximo do FUNCHAL seria a venda para sucata,
a boa estrela que sempre havia protegido o nosso último paquete
tradicional proporcionou novas perspectivas.
Em
Janeiro deste ano o FUNCHAL foi comprado por uma nova empresa criada
por Rui Alegre e de imediato recomeçaram os trabalhos de
modernização, recuperando-se o que entretanto se havia degradado
desnecessariamente e introduzindo novos padrões de qualidade ainda
mais exigentes comparativamente ao projecto original. O processo de
recuperação do FUNCHAL entrou logo em ritmo crescente: o navio
voltou a ter tripulação, os cabos de amarração foram de imediato
substituídos, pois os que se encontravam a bordo estavam totalmente
degradados, recomeçou a ver-se pessoal a trabalhar em reparações.
Em paralelo foi criada de raiz uma empresa operadora, a Portuscale
Cruises, e deram-se os primeiros passos na área comercial.
O
renascimento do FUNCHAL foi entretanto anunciado por todo o País, em
cartazes “outdoors”, publicitando a “Grande Viagem Inaugural”,
a sair de Lisboa em Agosto: uma primeira série de cruzeiros à
Escandinávia e Europa do Norte, recuperando a ligação antiga do
FUNCHAL ao mercado de cruzeiros sueco, com uma série de viagens a
decorrer de 6 de Agosto a 20 de Setembro, seguindo-se um cruzeiro aos
Açores, de 20 a 29 de Setembro a partir de Lisboa, e um cruzeiro
pelo Mediterrâneo, com passageiros franceses, em Outubro.
Ponto
alto neste percurso rápido de regresso do FUNCHAL ao activo foi a
transferência do paquete do cais da Matinha para a Rocha do Conde de
Óbidos, a 3 de Junho, embandeirado em arco a adivinhar já as
metamorfoses por que iria passar na reparação mais importante a que
foi submetido desde 1973, quando mudou as máquinas. Centenas de
operários e técnicos tomaram conta do FUNCHAL: renovou-se o casco e
as principais estruturas do navio, com muitas toneladas de aço
substituídas, o casco e grande parte das superstruturas foram
decapadas, reconstruiram-se os interiores – espaços públicos e
camarotes, actualizaram-se os equipamentos de navegação,
reconstruíu-se a ponte de comando, instalou-se um propulsor de proa,
renovaram-se, as máquinas e geradores, a instalação de ar
condicionado, a cozinha, os encanamentos, todos os sistemas e
equipamentos de segurança, ampliaram-se os tombadilhos, solários e
bares exteriores, fez-se uma piscina nova, enfim o FUNCHAL foi
renovado da proa à popa.
À
medida que avançaram as reparações, foi aumentando o volume das
intervenções a efectuar, o que acabou por se traduzir em mais tempo
de estaleiro e na necessidade de reprogramar a introdução do navio,
com o cancelamento dos primeiros três cruzeiros previstos para o
período de 6 de Agosto a 2 de Setembro.
Acompanhei
de perto toda a reabilitação do FUNCHAL e não é fácil descrever
o ritmo com que se sucederam as mudanças: a chaminé foi pintada de
amarelo a 10 de Julho, a 12 pintou-se o casco de azul escuro, quase
preto, e o FUNCHAL foi retomando toda a dignidade de outros tempos,
com novas cores inspiradas nas da antiga Empresa Insulana.
Na
festa de inauguração a 1 de Agosto foi içada a bandeira nacional à
popa e o cónego Nuno Isidro deu a bênção ao paquete, após o que
discursaram o armador e o primeiro ministro. Passos Coelho realçou a
importância da recuperação do FUNCHAL, à luz das perspectivas de
desenvolvimento da economia do mar e do turismo, elogiando a
capacidade empreendedora de Rui Alegre e destacando a recuperação
do FUNCHAL como exemplo das acções necessárias para se devolver a
esperança a Portugal. Seguiu-se a actuação dos artistas Carlos
Guilherme, Carlos do Carmo e Inês Santos, e a “festa do FUNCHAL”
teve ainda fogo de artifício. No final os convidados foram
presenteados com o livro “Paquete Funchal Ser do Mar”, publicado
expressamente pela Portuscale em homenagem ao FUNCHAL.

O
FUNCHAL chegou a Gotemburgo na tarde de 26 de Agosto, sem que tivesse
sido possível solucionar os últimos problemas técnicos ainda em
aberto, o que obrigou o paquete a permanecer atracado até 2 de
Setembro, quando as inspecções técnicas e a sociedade
classificadora deram o navio como pronto e foram passados os
certificados respectivos. Foi com um enorme esforço da tripulação
que se ultrapassaram dificuldades técnicas de última hora, naturais
após uma intervenção tão profunda como aquela a que o FUNCHAL foi
submetido, mas que se traduziram em notícias especulativas por parte
da imprensa, em Portugal e na Suécia.
Tudo
acabou por ser ultrapassado e a 2 de Setembro de 2013 o FUNCHAL
reentrou ao serviço com o primeiro cruzeiro da companhia Portuscale,
uma viagem de 8 dias à Escócia, a que se seguiu, de 9 a 20 de
Setembro, o cruzeiro Rota dos Vinhos, com saída de Gotemburgo e
final em Lisboa. Na tarde de 20 de Setembro o FUNCHAL largou para os
Açores, numa espécie de cruzeiro nostálgico, tendo sido recebido
com muito entusiasmo pelos Açorianos.
De
regresso a Lisboa a 29 de Setembro, o FUNCHAL saiu na manhã seguinte
para o Mediterrâneo, com escala técnica em Gibraltar, para
abastecimento de combustível, e efectuou de 4 a 16 de Outubro, um
cruzeiro com largada de Nice, escalas em Civitavecchia, Kusadasi,
Dikili, Kavala, Pireu, Nauplia, La Valetta, transito pelos canais de
Messina e Corinto e desembarque no Mónaco, de onde o navio regressou
a Lisboa, com novo abastecimento de combustível em Gibraltar e
entrada em Lisboa na manhã de 21 de Outubro, quando atracou em Santa
Apolónia, onde permanece, estando a decorrer a bordo diversas
reparações e melhoramentos.
Entretanto
o próximo cruzeiro do FUNCHAL tem um significado muito especial: o
navio sai de Lisboa a 29 de Dezembro rumo ao Funchal para a famosa
passagem de ano, de 31 de Dezembro a 1 de Janeiro. O FUNCHAL regressa
assim à Madeira na altura mais nobre possível, reatando a tradição
da realização de cruzeiros de Lisboa ao Funchal com paquetes
portugueses, que nas décadas de 1960 e 1970 se chegaram a realizar
com três navios em simultâneo com 1600 passageiros a bordo.
Será
a décima segunda vez que o FUNCHAL passa o fim de ano na baía que
lhe deu o nome, a primeira das quais em 1961-62 e a mais recente na
passagem de 1974 para 75. O cruzeiro de fim de ano terá a duração
de uma semana, visitando ainda Safi, em Marrocos, porto que dá
acesso a Marrakech, antes de regressar a Lisboa a 5 de Janeiro de
2014.
Com
a próxima ida à Madeira, o FUNCHAL regressa às suas origens, pois
foi construído principalmente para servir esta ilha e apoiar o seu
desenvolvimento turístico. Em muitos aspectos o FUNCHAL é agora um
paquete novo. Se exteriormente parece ter retomado as cores da fase
inicial da Empresa Insulana, por dentro a perspectiva é outra. Os
espaços públicos e os camarotes foram totalmente renovados,
apresentando agora uma decoração mais contemporânea, ainda que
respeitando os espaços e estilo clássico originais do navio. A
escolha de cores e materiais utilizados dão a impressão de maior
espaço interior, a substituição das madeiras decorativas
originais, obrigatória por via da nova convenção SOLAS desde 2010
por materiais incombustiveis a imitar madeira funcionou bem, e no
seu conjunto os novos interiores mostram agora um navio ainda mais
acolhedor e confortável.
Mantiveram-se
os salões principais Gama e Ilha Verde, bem como o bar Porto, mas
criaram-se novos espaços como o Havana Cigar Club, a biblioteca e
sala de jogos, casino e sala de crianças, ou o espaço comercial,
muito melhorado e ampliado. Os decks e as áreas exteriores
acessíveis aos passageiros foram também melhoradas de forma
inteligente, com destaque para a piscina e bar respectivo e para o
pavimento superior, junto à chaminé. Todas estas transformações
fazem do FUNCHAL um navio de sonho de onde não apetece nunca
desembarcar, sendo tudo isto complementado com a mesma tripulação
excelente de sempre.
Por
tudo isto, o regresso do FUNCHAL é a melhor surpresa de 2013 para
quem gosta de viajar no mar. O navio está lindíssimo.Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
terça-feira, abril 15, 2014
FUNCHAL a sair de Lisboa para os Açores

Paquete FUNCHAL fotografado a sair de Lisboa no Cruzeiro do Senhor Santo Cristo, aos Açores, em 1982. Na época o FUNCHAL era propriedade da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e operava fretado à Agência Abreu diversos meses do ano, o que aconteceu até 1985. Fiz esta fotografia de bordo de um rebocador após manobra de desatracação do FUNCHAL. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Agência Abreu,
CTM,
N/M Funchal
quinta-feira, abril 03, 2014
Escudo da Cidade do Funchal
A renovação do Paquete FUNCHAL efectuada em 2011-2013 permitiu melhoramentos importantes ao nível da decoração dos espaços públicos interiores, que passaram a contar com diversos paíneis de azulejos da fábrica Viúva Lamego. Um desses paineis destaca a ligação do Paquete à cidade que lhe deu o nome, apresentando o escudo com as armas da cidade e um arranjo com esterlícias, de que apresentamos um pormenor. Os paineis de azulejos têm sido muito apreciados, em especial por passageiros estrangeiros. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
quinta-feira, março 20, 2014
Entardecer tranquilo
Entardecer tranquilo no cais de Santa Apolónia Montante, actual cais da Portuscale Cruises, com o FUNCHAL atracado ao anoitecer de 12 de Março de 2014: um entardecer tranquilo no Tejo, esse rio que tem servido de porto de armamento ao FUNCHAL desde 1961... Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
FUNCHAL em Lisboa,
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
Livros do Cte. Saturnino Monteiro para o FUNCHAL
O regresso ao serviço do Paquete FUNCHAL após resgate e reconstrução o ano passado, tem merecido o carinho de muitos sectores ligados aos navios e ao mar. O navio foi totalmente reconstruído e dispõe agora de uma belíssima biblioteca, muito utilizada pelos passageiros durante os cruzeiros. Os livros do Senhor Comandante Saturnino Monteiro vão tornar ainda mais agradável a biblioteca do FUNCHAL, que inicia a 28 de Março a série de cruzeiros programados para 2014. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
sexta-feira, março 14, 2014
FUNCHAL em Lisboa - 13 de Março de 2014
Aspectos do paquete FUNCHAL atracado ontem, 13 de Março, no cais da Portuscale (Santa Apolónia - Montante).
Etiquetas:
FUNCHAL em Lisboa,
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
domingo, março 09, 2014
FUNCHAL em Las Palmas
.jpg)
As cores garridas da chaminé do FUNCHAL nos tempos da CTM (1974 a 1985) não eram propriamente bonitas mas toda a gente reparava no FUNCHAL onde quer que este navio fizesse escala. Depois, como a parte superior da chaminé era vermelha, só apresentava esta cor quando era acabada de pintar, dias depois começava a ficar preta devido ao fumo... Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Agência Abreu,
CTM,
FUNCHAL em Las Palmas,
N/M Funchal
FUNCHAL obra prima de arquitectura naval
Dois aspectos importantíssimos têm contribuído para a vida longa do FUNCHAL e o seu sucesso inquestionável durante mais de cinco décadas: o paquete FUNCHAL é uma verdadeira obra prima de arquitectura naval, tendo-se conjugado no seu projecto o melhor da arte de bem fazer navios de Portugal e da Dinamarca.
Ao longo de todos estes anos o FUNCHAL tem sido também um navio com muita sorte, sobrevivendo à mudança dos tempos quando outros - muitos - navios não lograram encontrar utilização alternativa.
Etiquetas:
FUNCHAL em Lisboa,
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
sábado, fevereiro 15, 2014
FUNCHAL - capa da REVISTA DE MARINHA

O navio fez 20 anos em 1981 e tive então oportunidade de ver publicada uma primeira capa do paquete FUNCHAL feita por mim na Revista de Marinha, onde estava a colaborar desde 1980.
Não foi talvez a minha melhor capa do FUNCHAL, as cores do navio, em especial a chaminé, não ajudavam e o dia em que registei a imagem estava cinzento, mas foi a primeira, complementada com um texto de divulgação inserido na página de abertura da RM.

Não foi o fim do navio, que deu origem à Classic International Cruises, navegando até Setembro de 2010, para ser depois renovado e restaurado pela Portuscale em 2013.
Quem diria em 1981, quando fiz esta capa que o FUNCHAL era de facto nessa época um navio quase novo?
Quem quiser ler o texto pode ampliar a imagem para melhor leitura,fazendo pressão sobre a mesma.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
Artigos de Luís Miguel Correia,
CTM,
N/M Funchal,
Revista de Marinha
sábado, fevereiro 08, 2014
FUNCHAL no Funchal
O paquete FUNCHAL começou o ano de 2014 da melhor maneira possível, atracado ao molhe da Pontinha, no porto do Funchal, onde o navio voltou pela primeira vez depois de ser modernizado pela Portuscale, após mais de três anos de ausência em águas madeirenses.
O FUNCHAL marcou presença nos festejos da passagem de ano na baía do Funchal, onde fundeou ao amanhecer de 31 de Dezembro de 2013, na 768ª escala desde que pela primeira vez chegou à Madeira a 5 de Novembro de 1961.
Após assistir-se ao fogo de artifício, o FUNCHAL suspendeu e atracou ao molhe pela 01H30, permanecendo no porto até largar para Safi à meia-noite de 1 de Janeiro de 2014.
Enfim foi bom ver o FUNCHAL de novo integrado na festa da passagem de ano na baía do Funchal, o que já não acontecia desde o fim de ano de 1974 para 1975, quando partilhou o cais da Pontinha com o paquete INFANTE DOM HENRIQUE e diversas unidades estrangeiras, com destaque para o QUEEN ELIZABETH 2.
Etiquetas:
FUNCHAL no Funchal,
N/M Funchal,
Portuscale Cruises
sábado, janeiro 25, 2014
FUNCHAL em Santa Cruz de Tenerife
.jpg)
Fiz esta fotografia do FUNCHAL em Maio de 1984 durante um cruzeiro à Madeira e Canárias, com partida de Lisboa e escalas no Funchal, Tenerife, Las Palmas e Lanzarote. Tratou-se de um cruzeiro organizado e operado em regime de afretamento pela Agência Abreu, já na fase final da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (1974-1985). Antes de sair de Lisboa o FUNCHAL recebeu uma pintura geral efectuada pelo pessoal oficinal da CTM com o navio atracado dentro da Doca de Alcântara. A chaminé com as cores da CTM, tão ao estilo da década de 1970, não proporcionava exactamente a imagem mais elegante ao navio, mas marcou uma época em que o FUNCHAL foi o último navio de passageiros português em actividade, registado em Lisboa (registo convencional português). Os tempos eram outros, o FUNCHAL tinha ainda tripulação exclusivamente portuguesa e era propriedade de uma empresa estatal, a CTM, que havia sido nacionalizada em 1975. Os tempos e as cores eram outras, mas o navio apresentava a elegância de sempre. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Etiquetas:
CTM,
FUNCHAL em Tenerife,
N/M Funchal
Subscrever:
Mensagens (Atom)